quinta-feira, 14 de maio de 2009

Grupo 10B - Pro Vera-Chegue Mais Perto- espie à vontade..rs..rs..

] Projetos e planos de aulas

Ementa do projeto Embasa na Escola

Justificativa

No intuito de conscientizarmos sobre a conservação do meio ambiente, especificamente noções básicas sobre o consumo da água, tratamento de esgoto e o reaproveitamento do lixo, vamos junto a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento ) desenvolvermos ações participativas em parceria com os alunos e alunas os grupos 10ª e 10B da Escola Luiz Viana Filho para que de fato haja o conhecimento, e assim, facilite as realizações de ações praticas no lugar onde moram.

Objetivo Geral

Envolver os co-participe na construção do conhecimento para que haja a participação com responsabilidade e interesse nas atividades propostas.

Objetivos específicos:

Levantamento dos conhecimentos já adquiridos dos alunos sobre o tema

Pesquisar os problemas ambientais do bairro e da escola

Promover leituras diversas em relação ao tema (fílmica, cartazes, cartilhas, livros de literatura).

Metas

Desenvolver as atividades proposta pela Embasa

Fazer uma visita à estação de tratamento de água local. ( Patrocínio da Embasa)

Conhecer a barragem de Mirorós. ( Patrocínio da Embasa)

Saber para onde vai o lixo de Irecê. ( Patrocínio da Secretaria do Meio Ambiente de Irecê)

Metodologia

Reunião com os alunos dos dois grupos para informar do projeto, onde falarão o que sabe sobre o assunto. Dizer que durante a realização do projeto eles vão participar de palestras, oficinas com jogos e filmes educativos, como também acessos a cartilhas educativas. Realizarão visitas a ETA’S e ETE’S para saber como é feito o tratamento de água e esgoto. Para melhor enriquecimento realizaremos pesquisa de campo nas residências para saber como é usada a água e como é guardado o lixo.

.

Seqüências didáticas

Interdisciplinar encaixando aulas de Português, matemática e filosofia às Ciências.

Leituras informativas através de noticias, músicas, gibis e livros.

Relatos oral e escrito

Montagem de gráficos

Reaproveitamento do lixo em trabalhos de arte (projeto de filosofia em andamento)

Experimentos (microscópio)

Recursos disponíveis na escola:

Aparelhos de Som Tv e Dvd

Data Show

Retro projetor.

Culminância do projeto

Será realizada uma feira de saneamento com apresentações de uma peça de teatro e coreografia com a musica “Planeta água” (Guilherme Arantes)

Avaliação

Será um processo continuo e formativo sempre tendo em foco o avanço dos alunos em relação às expectativas de aprendizagem.

Realização

Professores Vera – Lúcia, Beto e alunos do 5º ano( 4ª série) em parceria com a equipe da Embasa.

Referencias

EMBASA. Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A. Diretoria de Operações Assessoria Socioambiental - Superintendências Regionais _ Norte Núcleo Sócioambiental Nusa: Projeto Embasa na Escola. Bahia: Irecê. 2009

JORNAL DA EDUCAÇÂO. Escola Ecológica ensina a Preservação ambiental. Disponível em: http://www.jornaldaeducacao.inf.br.Acesso 18. mai.2009

.

Planejamento da rotina diária das aulas

Segunda – feira 18/05/2009

1- Abertura no pátio – professores e alunos

2- Chamada

1ª aula -Ciências– Expressão oral escrita

Tema: Projeto Embasa na Escola – Educação Ambiental -apresentação do projeto por mim

Objetivo: Levantamento do conhecimento dos alunos sobre água, esgoto e lixo.

Metodologia; Traçar o QRA ( quadro regulador de Aprendizagem)

-O que sei sobre consumo da água, tratamento de esgoto e seleção do lixo?

-O que Precisamos ficar sabendo?

- Como aprender sobre o assunto?

-Para que ficar sabendo?

Matemática – Figuras Geométricas

Objetivos: Observar as figuras geométricas apresentada no livro didático e a partir delas lançar perguntas;

Questionamentos;

1- O que vocês observaram nas figuras que viram?

2- Na sua visão o que elas representam?

3- Em sua opinião para que servem?

Vamos observar como essas figuras aparecem

1-Vejamos agora os polígonos regulares: http://www.educ.fc.ul.pt/

Terça feira- 19/05/2009

Abertura no pátio – Vera, Leila e Núbia.

Leitura da poesia Viva a natureza em jogral pelos alunos do grupo 10

Leitura capitulada – Uolace e João Victor – Rosa Amanda Strausz

Português:

Leitura de bilhetes e Produção de bilhete

Objetivo:

Ler diversos bilhetes para apropriar do marcador textual, - bilhete.

Produzir um bilhete em agradecimento às pessoas que nos ajudaram na nossa festa de aniversário do bimestre.

Corrigi as palavras com ajuda do dicionário e entregar.

Geografia _ Estados e capitais do Nordeste

Objetivo pesquisar no Atlas Geográfico os nomes dos estados e capitais da região Nordeste

História – Descobrimento do Brasil

Objetivo – leitura fílmica em vídeos que estão nos blogs da escola

http://emunicipallvf.blogspot.com/

http:veroca2003.blogspot.com

Agenda estudar a tabuada para o campeonato 4x e 5x

Quarta feira Planejamento – Organizar a caderneta

Quinta –feira – 21/05/2009

Abertura no pátio da escola pelos professores direção e alunos

Momento da leitura literária – livros do baú

1ª -Português – Substantivo próprio e Comum

Objetivo :identificar marcadores no texto sugerido no livro didático que caracterize substantivo próprio e comum

Matemática: Figuras Geométricas

Objetivo :

Observar a forma e representação dos triângulos

Listar objetos na casa em forma triangular.

Desenhar representando as formas geométricas estudadas

Para leitura da professora no site

Ciências – Ementa ao Projeto Embasa na Escola

Ver com a coordenadora do projeto o que vai trazer da empresa

Agenda – Leitura – livros de literatura – emprestados

Matemática – livro didático – leitura-forma geométricos-vértices

Sexta – feira – 22/05

Rotina do dia

Abertura no pátio – música, informes e oração.

Leitura capitulada pela professora – Uólace e João Victor – Rosa Amanda Strausz

Rever o para casa

Filosofia – Projeto -A minha mão na tentação da invenção faz a beleza da natureza

Objetivo: construir um porta cereais com latas de leite em pó, papel de revista velhas e jornais, tampinhas de garrafas.

Português – expressão escrita. Relato da aula anterior. Recadar os textos para revisão posterior.

Agenda – matemática – ver livro didático – situações problemas envolvendo as quatro operações/geometria.

Ações do projeto de leitura – Traçando Caminhos

Ação 1-A Festa dos Aniversariantes do Bimestre

Primeira etapa

Expressão Oral e Escrita - organização da festa através dos questionamentos:

O que precisa ter numa festa de aniversário?

-Segundo os alunos de 09 e 10 anos de idade deve ter:

  • Bolo
  • Refrigerante
  • Pipoca
  • Colchinha
  • Pastéis
  • Pirulito
  • Balões
  • Convites
  • Cartão
  • Surpresinhas
  • Mensagem
  • Musica
  • Dança

O que podemos conseguir dos itens citados acima pensando que não temos dinheiro? As idéias foram:

- Cada um trazer de casa alguma coisa para fazer o bolo

- Quem puder trazer o milho de pipoca

-Pedir ajuda as pessoas da escola nos refrigerantes

-Pedir a uma mãe para fazer o bolo.

Quem vocês gostariam de convidar aqui da escola?

-Os inspetores Sérgio, Marcos e Lucivaldo.

-Os colegas da sala

- As merendeiras

-O pessoal da limpeza

- A diretora Fátima

-Professor Robson

-Professor Neilton

- Professor Herbert

O grupo de dança da 8ª serie

Segunda etapa – produção de convites

Para a produção dos convites pedi que lessem alguns convites para observar a estrutura dos mesmos

. Logo após sugeri que eles pensassem na data, horário e local, como também escolhesse uma das pessoas listadas para fazer o convite.

Ação 2 - Produção de mensagens e confecção do cartão

Primeira etapa

Para escrever as mensagens fiz amostragens de algumas mensagens na lousa e pedi que eles escolhessem um dos colegas aniversariantes, rascunhasse o que gostariam de dizer para parabenizar pela passagem do aniversário.

Segunda etapa – Criação e confecção do convite

Terceira etapa - Revisão do texto mensagem

Hoje vamos revisar as mensagens escritas com ajuda do dicionário para passar para o cartão.

Quarta etapa – ornamentação do mural da sala

Nessa etapa todos deram sua parcela de contribuição - cada grupo ficou responsável por uma tarefa:

-Riscar e recortar as letras “Feliz aniversário”

- Arrumar os cartões com as mensagens

- Arrumar o tapete com as almofadas

-Organizar os coletores de lixo da sala

- Entregar os convites

-Arrecadar as doações

Quinta etapa – Confecção da surpresa – A peteca

Feitas com saquinho de salgadinho, revistas velhas e fita

Sexta etapa – A festa - arrumação dos comes e bebes na sala

Apresentação da coreografia Água fonte da Vida – Grupo – 8ª série

Leitura de mensagens

- Hora de apagar as velinhas

- Comes e bebes e muita dança

Setima etapa-Relato da festa

Em construção...

Ação 3 – Lugares de leitura na sala

Primeira etapa - Para proporcionar um lugarzinho aconchegante de leitura foi pensado por mim e as crianças conseguir um tapete doado e pedir a mães para fazer as almofadas.

Segunda etapa – Escrever cartas coletivas pedindo livros, mas enquanto não acontece estamos usando os livros da escola e que conseguimos o ano passado com o Projeto “ A sala das Mil Maravilhas” ( livros, gibis e jogos)

Estamos planejando ler os livros digitais da biblioteca virtual no Infocentro da escola.

Registro em fotos da festa

Em edição...

Provas do 2º Bimestre - 1ª etapa prova 1

HOJE É____________________________________________________/____/_______

EU SOU_______________________________________________________________

ESTUDO NA ESCOLA __________________________________________________

NO GRUPO_____________TURNO_______________________TURMA__________/

2ª AVALAIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA 1º BIMESTRE

TÓPICO I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA.

D1 – LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO.

LEIA OS TEXTOS ABAIXO E MARQUE SEU ENTENDINENTO CONFORME AS QUESTÕES ABAIXO:

TEXTO 1-COLORAÇÃO DO GAFANHOTO

OS GAFANHOTOS SÃO INSETOS GRANDES, E APRESENTAM UMA COR BASTANTE VIVA NO PAR DE ASAS POSTERIORES. ( NA FRENTE)

ESSA É UMA MARCA PRESENTE EM MUITOS GAFANHOTOS, E OUTROS BICHOS PARA ENGANAR OS PREDADORES. QUANDO O GAFANHOTO ESTÁ VOANDO, O PREDADOR CONSEGUE VER O INSETO COM FACILIDADE DEVIDO ÀS CORES FORTES DAS ASAS. MAS ASSIM QUE ELE FECHA AS ASAS, "DESAPARECE", CAMUFLADO SOB OS TONS VERDES DA VEGETAÇÃO. MUITOS ANIMAIS FICAM COM A COR E A FORMA DOS LUGARES EM QUE ESTÃO. ESSES TRUQUES SÃO CHAMADOS DE MIMETISMO, ISTO É, IMITAÇÃO.

O CIENTISTA INGLÊS HENRY WALTER BATE FOI QUEM DESCOBRIU O MIMETISMO. ELE PASSOU 11 ANOS NA SELVA AMAZÔNICA ESTUDANDO OS ANIMAIS.

HTTP://WWW.USP.BR/MZ/PORTUGUES/DCI/SERVICO_INVERTEBRADOS/ENTOMOLOGIA/ISOPTERA/ORTOPTEROIDES.HTML/ MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. BICHOS QUE USAM DISFARCES PARA DEFESA. FOLHINHA, 6 NOV.1993.

1- PARA SE DEFENDER DOS PREDADORES O GAFANHOTO SE DIFARÇA EM:

D3 – INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO

(A) FLORZINHA SECA.

(B) FOLHINHA VERDE.

(C) GALHINHO SECO.

(D) NO VERDE DA VEGETAÇÃO

2-NA SUA COMPREENSÃO MIMETISMO EXPLICA

(A) A RAÇA DOS BICHOS

(B) A ALIMENTAÇÃO DOS BICHOS

(C) O TAMANHO DOS BICHOS

(D) O DISFARCE DOS BICHOS

BOLO SIMPLES

· INGREDIENTES

· 2 COPOS E MEIO DE FARINHA

· 2 COPOS E MEIO DE AÇÚCAR

· 1 COPO DE LEITE

· 4 OVOS

-FERMENTO EM PÓ

MODO DE PREPARO

1. BATA AS CLARAS EM NEVE,

2. À PARTE BATA O AÇÚCAR COM AS GEMAS, MISTURE AS CLARAS BATENDO SEMPRE

3. A FARINHA DE TRIGO O FERMENTO E O LEITE FERVENDO, POR ÚLTIMO UMA PITADA DE SAL.

4. CUBRA COM UMA MISTURA DE AÇÚCAR CLARA E MARACUJÁ, VOCÊ PODE TAMBÉM POR UM CHOCOLATE OU ALGUM AO SEU GOSTO.

2 - RECEITAS DE BOLO SIMPLES

D4 – INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA EM UM TEXTO.

1- TEXTO 2 - NO TEXTO A PALAVRA INGREDIENTE SIGNIFICA

(A) MANEIRA DE FAZER O BOLO

(B) A MANEIRA DE COMER O BOLO

(C) AS COISAS QUE PRECISAM PARA FAZER O BOLO

.TEXTO3-"O BICHO" D6 – IDENTIFICAR O TEMA DE UM TEXTO

VI ONTEM UM BICHO NA IMUNDÍCIE DO PÁTIO CATANDO COMIDA ENTRE OS DETRITOS. QUANDO ACHAVA ALGUMA COISA, NÃO EXAMINAVA NEM CHEIRAVA: O BICHO NÃO ERA UM CÃO, NÃO ERA UM GATO, NÃO ERA UM RATO. O BICHO, MEU DEUS, ERA UM HOMEM.

MANUEL BANDEIRA

HTTP://BR.ANSWERS.YAHOO.COM

1-O TEXTO TRATA DE UM BICHO

(A) RATO

(B) GATO

(C) CACHORRO

(D) HOMEM

2- EM SUA OPINIÃO, PORQUE O AUTOR DO TEXTO REFERIU AO HOMEM COMO “BICHO”.

(A) O HOMEM TINHA ÁGUA EM CASA, MAS NÃO GOSTAVA DE TOMAR BANHO.

(B) O HOMEM TINHA COMIDA EM CASA, MAS GOSTAVA DE COMER RESTO DE LIXO.

(C) O HOMEM ESTAVA COM FOME E NÃO TINHA O QUE COMER.

TÓPICO IV. COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO

D13 – IDENTIFICAR EFEITOS DE IRONIA OU HUMOR EM TEXTOS VARIADOS.

TEXTO 4 -PIADAS DE CRIANCAS:

UMA HONESTA MENINA DE SETE ANOS AFIRMOU CALMAMENTE A SEUS PAIS QUE LUIS MIGUEL HAVIA LHE DADO UM BEIJO DEPOIS DA AULA.

- E COMO ACONTECEU ISSO?' PERGUNTOU A MÃE ASSUSTADA.

- NÃO FOI FÁCIL', ADMITIU A PEQUENA, 'MAS TRÊS MENINAS ME AJUDARAM A SEGURÁ-LO.

1- O TEXTO QUE VOCE ACABOU DE LER É

( A) NOTICIA

(B) RECEITA

(C) BILHETE

(D) PIADA

3- A INTENÇÃO DO TEXTO É

(A) AMEDRONTAR ( TERROR)

(B) DÁ UMA NOTICIA TRÁGICA

(C) FAZER RI ( HUMOR)

(D) DÁ O FINAL DE UMA HISTÓRIA (CONTO)

4 - QUE SINAL DE PONTUAÇÃO INDICA QUE AMENINA VAI FALAR

(A) EXCLAMÇÃO (B) INTERROGAÇÃO (C) TRAVESSÃO

4- NESSA FRASE - “E COMO ACONTECEU ISSO?”

QUE SINAL INDICA A PERGUNTA?

(A) DOIS PONTOS (B) TRAVESSÃO (C) EXCLAMÃO (D) INTERROGAÇÃO

5- QUE FRASE NA PIADA É UMA EXCLAMÇÃO?

(A) - E COMO ACONTECEU ISSO?

(B) -PERGUNTOU A MÃE ASSUTADA.

(C) -NÃO FOI FÁCIL!!!!!

- NESSA FRASE “UMA HONESTA MENINA DE SETE ANOS AFIRMOU CALMAMENTE A SEUS PAIS QUE LUIS MIGUEL HAVIA LHE DADO UM BEIJO DEPOIS DA AULA”

.6- QUE SINAL DE PONTUAÇÃO INDICA QUE A FALA ACABOU?

(A) DOIS PONTOS (B) TRAVESSÃO (C) ESCLAMÃO (D) PONTO FINAL

TEXTOS 5 – OBSERVEM OS CONVITES

imagens google

1-OS TEXTOS SERVEM PARA:

(A) COMUNICAR UM FALECIMENTO

(B) DÁ UMA NOTÍCIA

(C) CONVIDAR ALGUÉM PARA UMA FESTA

2- O TEXTO 1 É UM CONVITE PARA

(A) FORMATURA

(B) SEMINÁRIO

(C) ANIVERSÁRIO

(D) CASAMENTO

2- O QUE TEM EM COMUM NOS DOIS TEXTOS

(A) DATA, HORÁRIO E LOCAL.

(B) SÓ DATA E LOCAL

(C) O NOME DE QUEM MANDAR O CONVITE

(D) ASSINATURA DE QUEM VAI AMNDAR

TEXTO 6 - BILHETE (D17)

Queridos alunos e alunas

Foi com imenso prazer que organizei com vocês a festinha dos aniversariantes do bimestre.

Espero que tenham gostado.

Gostaria de receber um bilhete de vocês dizendo se gostou ou não da festa e o porquê.

Um abraço

Pro Vera

31/05/2009

Prova 2 PROVA DE MATEMÁTICA - 2º BIMESTRE

HOJE É____________________________________________________/____/_______

EU SOU_______________________________________________________________

ESTUDO NA ESCOLA __________________________________________________

NO GRUPO_____________TURNO_______________________TURMA__________/

PROVA DE MATEMÁTICA -1 BIMESTRE

TEMA I – ESPAÇO E FORMA

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas.

VAMOS IMAGINAR QUE VOCÊ ESTÁ DE FRENTE A ESSA ESTANTE

1º) O OPORTA RETRATO É O QUARTO OBJETO A PARTIR DA SUA

(A) ESQUERDA NA 3ª PRATELEIRA DO MEIO.

(B) DIREITA NA PRATELEIRA DE CIMA.

(C) ESQUERDA NA PRATELEIRA DE CIMA.

D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

2º) OS ALUNOS DA 4ª SÉRIE ESTÃO MONTANDO UM AQUARIO EM FORMA DE UM CUBO PARA A FEIRA DE ARTE, ELES UTILIZAM O MOLDE ABAIXO, ONDE OS NÚMEROS 3 E 4 REPRESENTAM DUAS DE SUAS FACES.

SABENDO QUE NO DADO A SOMA DOS NÚMEROS EM DUAS FACES PARALELAS QUAISQUER TOTALIZA SEMPRE 7, QUE ALGARISMOS DEVERÃO ESTAR ESCRITOS NAS FACES VAZIAS?

(A) 1 2 5 6

(B) 2 1 6 5

(C) 2 5 1 6

(D) 1 2 6 5

D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figurasbidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.

3º) -GILDÁSIO FEZ ESSE DESENHO USANDO LINHAS RETAS FECHADAS

D4

4-(A) QUANTAS FIGURAS DE 3 LADOS FORAM DESENHADAS

(A) 2

(B) 3

(C) 4

(D) 5

5-QUANTOS QUADRILÁTEROS EXISTEM NO CUBO ABAIXO?

(A ) 3

(B) 6

(C) 4

(D) 2

B) A PARTE INTERNA DO TABULEIRO DA DAMA TEM O FORMATO DE UM QUADRILATERO

1-QUAL O QUADRILÁTERO QUE MELHOR CARACTERIZA AS FACES DO TABULEIRO

(A) TRAPÉZIO

(B) QUADRADO

(C) RETÂNGULO

(D) LOSANGO

C) OBSERVE NOS CORREDORES E PÁTIO DA ESCOLA E IDENTIFICAR OBJETOS CUJO FORMATO SUGERE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE APARECEM NO QUADRO ACIMA.

4º) AS CRIANÇAS DO GRUPO 10ª ESTAVAM TENTANDO REDUZIR ESSE QUADRADO EM QUADRADOS MENORES.

1-QUANTOS QUADRINHOS ELES CONSEGUIRIAM FORMAR?

(A) 35

(B) 25

(C) 45

(D) 55

2-SE ESSE GRUPO DE ALUNOS CONSEGUIREM DUPLICAR OS QUADRINHOS. ESSA DIMENSÃO SERIA:

(A) DIVIDIDA POR 2

(B) MULTIPLICADAPOR 2

(C) (C) SUBTRAÍDAS EM DUAS UNIDADES.

(D) (D) DIVIDIDAS POR 4.

D10 – em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

5º)- SE NOS COFRINHOS DOS RUPOS 09B E 10ª JÁ TIVESSEM ESSAS CÉDULAS E MOEDAS, QUANTO JÁ TERÍAMOS EM DINHEIRO?

(A) R$ 189.85

(B) R$ 189,91

(C)R$ 189.98

(D)R$ 189.75

D12 – Resolver problemas envolvendo o cálculo ou estimativas de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

6º) O PISO DE UMA SALA ESTÁ SENDO COBERTO POR CERÂMICA QUADRADA. JÁ FORAM

COLOCADAS 15 CERAMICAS, COMO MOSTRA A FIGURA:

QUANTAS CERÂMICAS FALTAM PARA COBRIR O PISO?

(A)20

(B) 10

(C).12

(D) 15

D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

1-QUAL É O MAIOR NÚMERO QUE VOCÊ PODE ESCREVER USANDO OS ALGARISMOS 7, 8, 2, E 5 SEM REPETI-LOS?

(A) 7.872

(B) 8.752

(C) 5.827

(D) 2.582

2- REPRESENTE A ESCRITA DESSE NÚMERO

_____________________________________________________________________________________

3-PRENCHA A TABELA COM NUMERO ESCRITO

O ALGARISMO DA UNIDADE DE MILHAR

O ALGARISMO DA CENTENA

O ALGARISMO DA DEZENA

ALGARIMSO DA UNIDADE

4-USANDO A PROPRIEDADE ASSOCIATIVA DA ADIÇÃO COMO VOCE REPRESENTARIA

4 + 5 + 3 =

8 + 8 +20 =

100+ 5+0 =

D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas Ordens

5- NO NÚMERO 8. 672, O ALGARISMO 7 OCUPA A ORDEM DA

(A) CENTENA SIMPLES.

(B) DEZENA SIMPLES

(C) UNIDADE SIMPLES.

(D) DEZENA DE MILHAR

6- ESPERAMOS QUE NO FINAL DO ANO OS NOSSOS CANTINHOS DA SALA TENHAM RECEBIDO EM DOAÇÃO 2 CAIXAS COM 1000 LIVROS, MAIS 10 CAIXAS COM 10 GIBIS, MAIS 5 PACOTES COM 10 LÁPIS DE PINTAR E UNS 09 BRINQUEDOS.

QUANTO DE DOAÇÃO TERIAMOS

(A) 1.157

(B) 1.187

(C) 1.198

(D) 1.159

7- MATHEUS VAI ME AJUDAR NESSA DISTRIBUIÇÃO 754 – 35 =

Como ficaria o resultado

(A) 719

(B) 791

(C) 917

(D) 197

8 - NA GINCANA MATEMÁTICA NÓS OBTVEMOS ESSE RESULTADO. CALCULE PRA VER

343 x 5 =

(A) 1.715

(B) 1.151

(C) 1.517

(D) 1.051

D19 – Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de umatransformação (positiva ou negativa).

1-NA SALA 3 ESTUDAM OS GRUPOS 09B COM 28 ALUNOS E O GRUPO 10ª COMI 29 ALUNOS.

QUANTOS ALUNOS ESTUDAM NESSA SALA?

(A) 59

(B) 58

(C) 97

(D) 57

2-NESSES DOIS GRUPOS, 27 SÃO MENINAS. QUANTOS MENINOS TÊM?

(A) 40

(B) 30

(C) 20

(D) 15

3-A EQUIPE MARAVILHA TINHA 52 GARRAFAS PLÁSTICAS. CONSEGUIRAM MAIS 158. QUANTAS GARRAFAS A EQUIPE TEM?

(A) 112

(B) 210

(C) 200

(D) 220

1- NO CANTINHO DA MAQUIAGEM TINHA 35 PULSEIRAS. SUMIRAM 15. QUANTAS FICARAM?

(A) 12

(B) 18

(C) 20

(D) 25

6-NO FINAL DA AULA NAIANE E ARIANE CONFERIRAM OS PREMIOS PARA O BINGO. NUMA SACOLA TINHA 30 E NA OUTRA TINHA 10 A MAIS. QUANTOS PREMIOS AINDA TÊM?

(A) 80

(B) 50

(C) 60

(D) 70

2- MARCELO CONSEGUIU 30 SAQUINHOS DE SALGADINHO E ELIETE CONSEGUIU 10 A MENOS QUE MARCELO. QUANTOS SAQUINHOS DE SALGADINHOS ELIETE CONSEGUIU?

(A) 25

(B) 20

(C) 10

(D) 15

7-- NO INÍCIO DA GINCANA, A EQUIPE MARAVILHA TINHA CERTO NÚMERO DE PONTOS. NO DECORRER DA GINCANA GANHOU 10 PONTOS E, EM SEGUIDA, GANHOU 25 PONTOS. O QUE ACONTECEU COM SEUS PONTOS NO FINAL DO JOGO?

(A) AUMETARAM

(B) DIMINUIRAM

3- NO INÍCIO DA MESMA GINCANA A EQUIPE MARAVILHOSA TINHA CERTO NÚMERO DE PONTOS. NO DECORRER DO JOGO ELA PERDEU 20 PONTOS E GANHOU 7 PONTOS. O QUE ACONTECEU COM SEUS PONTOS NO FINAL DO JOGO.

(A) UMENTARAM

(B) DIMINUIRAM

8-NA FEIRA DE LIVROS, HAVIA 425 LIVROS, O LIVREIRO VENDEU 131 LIVROS

E COMPROU MAIS 223 LIVROS. QUANTOS LIVROS HÁ AGORA NA FEIRA?

(A) 479

(B) 507

(C) 707

(D) 727

Multiplicação comparativa:

9–IGOR TEM 4 PONTOS NO COMPORTAMENTO E MACIELTEM 5 VEZES MAIS PONTOS QUE IGOR. QUANTOS PONTOS TEM MACIEL?

RESPOSTA

10– NO COFRINHO DOGRUPO 09B TEM R$ 10,00. SABENDO QUE ELE TEM O DOBRO DA QUANTIA DO COFRINHO DO GRUPO 10A, QUANTO TEM NO COFRE DO GRUPO 09B?

PROPORCIONALIDADE

:

11– DOIS DOCES DE LEITE CUSTAM R$ 2,50. QUANTO PAGAREI POR 4 DESSES DOCES?

USE E ABUSE DESSE ESPAÇO E CRIE UM DESENHO BEM BONITO USANDO AS FIGUIRAS GEOMETRICAS

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua preciosa visita, mas nao se esqueça de compartilhar dando a sua opinião.

 
2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros