Ementa do projeto Embasa na Escola
Justificativa
No intuito de conscientizarmos sobre a conservação do meio ambiente, especificamente noções básicas sobre o consumo da água, tratamento de esgoto e o reaproveitamento do lixo, vamos junto a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento ) desenvolvermos ações participativas em parceria com os alunos e alunas os grupos 10ª e 10B da Escola Luiz Viana Filho para que de fato haja o conhecimento, e assim, facilite as realizações de ações praticas no lugar onde moram.
Objetivo Geral
Envolver os co-participe na construção do conhecimento para que haja a participação com responsabilidade e interesse nas atividades propostas.
Objetivos específicos:
Levantamento dos conhecimentos já adquiridos dos alunos sobre o tema
Pesquisar os problemas ambientais do bairro e da escola
Promover leituras diversas em relação ao tema (fílmica, cartazes, cartilhas, livros de literatura).
Metas
Desenvolver as atividades proposta pela Embasa
Fazer uma visita à estação de tratamento de água local. ( Patrocínio da Embasa)
Conhecer a barragem de Mirorós. ( Patrocínio da Embasa)
Saber para onde vai o lixo de Irecê. ( Patrocínio da Secretaria do Meio Ambiente de Irecê)
Metodologia
Reunião com os alunos dos dois grupos para informar do projeto, onde falarão o que sabe sobre o assunto. Dizer que durante a realização do projeto eles vão participar de palestras, oficinas com jogos e filmes educativos, como também acessos a cartilhas educativas. Realizarão visitas a ETA’S e ETE’S para saber como é feito o tratamento de água e esgoto. Para melhor enriquecimento realizaremos pesquisa de campo nas residências para saber como é usada a água e como é guardado o lixo.
.
Seqüências didáticas
Interdisciplinar encaixando aulas de Português, matemática e filosofia às Ciências.
Leituras informativas através de noticias, músicas, gibis e livros.
Relatos oral e escrito
Montagem de gráficos
Reaproveitamento do lixo em trabalhos de arte (projeto de filosofia em andamento)
Experimentos (microscópio)
Recursos disponíveis na escola:
Aparelhos de Som Tv e Dvd
Data Show
Retro projetor.
Culminância do projeto
Será realizada uma feira de saneamento com apresentações de uma peça de teatro e coreografia com a musica “Planeta água” (Guilherme Arantes)
Avaliação
Será um processo continuo e formativo sempre tendo em foco o avanço dos alunos em relação às expectativas de aprendizagem.
Realização
Professores Vera – Lúcia, Beto e alunos do 5º ano( 4ª série) em parceria com a equipe da Embasa.
Referencias
EMBASA. Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A. Diretoria de Operações Assessoria Socioambiental - Superintendências Regionais _ Norte Núcleo Sócioambiental Nusa: Projeto Embasa na Escola. Bahia: Irecê. 2009
JORNAL DA EDUCAÇÂO. Escola Ecológica ensina a Preservação ambiental. Disponível em: http://www.jornaldaeducacao.inf.br.Acesso 18. mai.2009
.
Planejamento da rotina diária das aulas
Segunda – feira 18/05/2009
1- Abertura no pátio – professores e alunos
2- Chamada
1ª aula -Ciências– Expressão oral escrita
Tema: Projeto Embasa na Escola – Educação Ambiental -apresentação do projeto por mim
Objetivo: Levantamento do conhecimento dos alunos sobre água, esgoto e lixo.
Metodologia; Traçar o QRA ( quadro regulador de Aprendizagem)
-O que sei sobre consumo da água, tratamento de esgoto e seleção do lixo?
-O que Precisamos ficar sabendo?
- Como aprender sobre o assunto?
-Para que ficar sabendo?
Matemática – Figuras Geométricas
Objetivos: Observar as figuras geométricas apresentada no livro didático e a partir delas lançar perguntas;
Questionamentos;
1- O que vocês observaram nas figuras que viram?
2- Na sua visão o que elas representam?
3- Em sua opinião para que servem?
Vamos observar como essas figuras aparecem
1-Vejamos agora os polígonos regulares: http://www.educ.fc.ul.pt/
Terça feira- 19/05/2009
Abertura no pátio – Vera, Leila e Núbia.
Leitura da poesia Viva a natureza em jogral pelos alunos do grupo 10
Leitura capitulada – Uolace e João Victor – Rosa Amanda Strausz
Português:
Leitura de bilhetes e Produção de bilhete
Objetivo:
Ler diversos bilhetes para apropriar do marcador textual, - bilhete.
Produzir um bilhete em agradecimento às pessoas que nos ajudaram na nossa festa de aniversário do bimestre.
Corrigi as palavras com ajuda do dicionário e entregar.
Geografia _ Estados e capitais do Nordeste
Objetivo pesquisar no Atlas Geográfico os nomes dos estados e capitais da região Nordeste
História – Descobrimento do Brasil
Objetivo – leitura fílmica em vídeos que estão nos blogs da escola
http://emunicipallvf.blogspot.com/
Agenda estudar a tabuada para o campeonato 4x e 5x
Quarta feira Planejamento – Organizar a caderneta
Quinta –feira – 21/05/2009
Abertura no pátio da escola pelos professores direção e alunos
Momento da leitura literária – livros do baú
1ª -Português – Substantivo próprio e Comum
Objetivo :identificar marcadores no texto sugerido no livro didático que caracterize substantivo próprio e comum
Matemática: Figuras Geométricas
Objetivo :
Observar a forma e representação dos triângulos
Listar objetos na casa em forma triangular.
Desenhar representando as formas geométricas estudadas
Para leitura da professora no site
Ciências – Ementa ao Projeto Embasa na Escola
Ver com a coordenadora do projeto o que vai trazer da empresa
Agenda – Leitura – livros de literatura – emprestados
Matemática – livro didático – leitura-forma geométricos-vértices
Sexta – feira – 22/05
Rotina do dia
Abertura no pátio – música, informes e oração.
Leitura capitulada pela professora – Uólace e João Victor – Rosa Amanda Strausz
Rever o para casa
Filosofia – Projeto -A minha mão na tentação da invenção faz a beleza da natureza
Objetivo: construir um porta cereais com latas de leite em pó, papel de revista velhas e jornais, tampinhas de garrafas.
Português – expressão escrita. Relato da aula anterior. Recadar os textos para revisão posterior.
Agenda – matemática – ver livro didático – situações problemas envolvendo as quatro operações/geometria.
Ações do projeto de leitura – Traçando Caminhos
Ação 1-A Festa dos Aniversariantes do Bimestre
Primeira etapa
Expressão Oral e Escrita - organização da festa através dos questionamentos:
O que precisa ter numa festa de aniversário?
-Segundo os alunos de 09 e 10 anos de idade deve ter:
- Bolo
- Refrigerante
- Pipoca
- Colchinha
- Pastéis
- Pirulito
- Balões
- Convites
- Cartão
- Surpresinhas
- Mensagem
- Musica
- Dança
O que podemos conseguir dos itens citados acima pensando que não temos dinheiro? As idéias foram:
- Cada um trazer de casa alguma coisa para fazer o bolo
- Quem puder trazer o milho de pipoca
-Pedir ajuda as pessoas da escola nos refrigerantes
-Pedir a uma mãe para fazer o bolo.
Quem vocês gostariam de convidar aqui da escola?
-Os inspetores Sérgio, Marcos e Lucivaldo.
-Os colegas da sala
- As merendeiras
-O pessoal da limpeza
- A diretora Fátima
-Professor Robson
-Professor Neilton
- Professor Herbert
O grupo de dança da 8ª serie
Segunda etapa – produção de convites
Para a produção dos convites pedi que lessem alguns convites para observar a estrutura dos mesmos
. Logo após sugeri que eles pensassem na data, horário e local, como também escolhesse uma das pessoas listadas para fazer o convite.
Ação 2 - Produção de mensagens e confecção do cartão
Primeira etapa
Para escrever as mensagens fiz amostragens de algumas mensagens na lousa e pedi que eles escolhessem um dos colegas aniversariantes, rascunhasse o que gostariam de dizer para parabenizar pela passagem do aniversário.
Segunda etapa – Criação e confecção do convite
Terceira etapa - Revisão do texto mensagem
Hoje vamos revisar as mensagens escritas com ajuda do dicionário para passar para o cartão.
Quarta etapa – ornamentação do mural da sala
Nessa etapa todos deram sua parcela de contribuição - cada grupo ficou responsável por uma tarefa:
-Riscar e recortar as letras “Feliz aniversário”
- Arrumar os cartões com as mensagens
- Arrumar o tapete com as almofadas
-Organizar os coletores de lixo da sala
- Entregar os convites
-Arrecadar as doações
Quinta etapa – Confecção da surpresa – A peteca
Feitas com saquinho de salgadinho, revistas velhas e fita
Sexta etapa – A festa - arrumação dos comes e bebes na sala
Apresentação da coreografia Água fonte da Vida – Grupo – 8ª série
Leitura de mensagens
- Hora de apagar as velinhas
- Comes e bebes e muita dança
Setima etapa-Relato da festa
Em construção...
Ação 3 – Lugares de leitura na sala
Primeira etapa - Para proporcionar um lugarzinho aconchegante de leitura foi pensado por mim e as crianças conseguir um tapete doado e pedir a mães para fazer as almofadas.
Segunda etapa – Escrever cartas coletivas pedindo livros, mas enquanto não acontece estamos usando os livros da escola e que conseguimos o ano passado com o Projeto “ A sala das Mil Maravilhas” ( livros, gibis e jogos)
Estamos planejando ler os livros digitais da biblioteca virtual no Infocentro da escola.
Em edição...
HOJE É____________________________________________________/____/_______
EU SOU_______________________________________________________________
ESTUDO NA ESCOLA __________________________________________________
NO GRUPO_____________TURNO_______________________TURMA__________/
2ª AVALAIAÇÃO
TÓPICO I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA.
D1 – LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS
LEIA OS TEXTOS ABAIXO E MARQUE SEU ENTENDINENTO CONFORME AS QUESTÕES ABAIXO:
TEXTO 1-COLORAÇÃO DO GAFANHOTO
OS GAFANHOTOS SÃO INSETOS GRANDES, E APRESENTAM UMA COR BASTANTE VIVA NO PAR DE ASAS POSTERIORES. ( NA FRENTE)
ESSA É UMA MARCA PRESENTE
O CIENTISTA INGLÊS HENRY WALTER BATE FOI QUEM DESCOBRIU O MIMETISMO. ELE PASSOU 11 ANOS NA SELVA AMAZÔNICA ESTUDANDO OS ANIMAIS.
HTTP://WWW.USP.BR/MZ/PORTUGUES/DCI/SERVICO_INVERTEBRADOS/ENTOMOLOGIA/ISOPTERA/ORTOPTEROIDES.HTML/ MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. BICHOS QUE USAM DISFARCES PARA DEFESA. FOLHINHA, 6 NOV.1993.
1- PARA SE DEFENDER DOS PREDADORES O GAFANHOTO SE DIFARÇA EM:
D3 – INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO
(A) FLORZINHA SECA.
(B) FOLHINHA VERDE.
(C) GALHINHO SECO.
(D) NO VERDE DA VEGETAÇÃO
2-NA SUA COMPREENSÃO MIMETISMO EXPLICA
(A) A RAÇA DOS BICHOS
(B) A ALIMENTAÇÃO DOS BICHOS
(C) O TAMANHO DOS BICHOS
(D) O DISFARCE DOS BICHOS
BOLO SIMPLES
· INGREDIENTES
· 2 COPOS E MEIO DE FARINHA
· 2 COPOS E MEIO DE AÇÚCAR
· 1 COPO DE LEITE
· 4 OVOS
-FERMENTO EM PÓ
MODO DE PREPARO
1. BATA AS CLARAS EM NEVE,
2. À PARTE BATA O AÇÚCAR COM AS GEMAS, MISTURE AS CLARAS BATENDO SEMPRE
4. CUBRA COM UMA MISTURA DE AÇÚCAR CLARA E MARACUJÁ, VOCÊ PODE TAMBÉM POR UM CHOCOLATE OU ALGUM AO SEU GOSTO.
2 - RECEITAS DE BOLO SIMPLES
D4 – INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA
1- TEXTO 2 - NO TEXTO A PALAVRA INGREDIENTE SIGNIFICA
(A) MANEIRA DE FAZER O BOLO
(B) A MANEIRA DE COMER O BOLO
(C) AS COISAS QUE PRECISAM PARA FAZER O BOLO
.TEXTO3-"O BICHO" D6 – IDENTIFICAR O TEMA DE UM TEXTO
VI ONTEM UM BICHO
NA IMUNDÍCIE DO PÁTIO
CATANDO COMIDA ENTRE OS DETRITOS.
QUANDO ACHAVA ALGUMA COISA,
NÃO EXAMINAVA NEM CHEIRAVA:
O BICHO NÃO ERA UM CÃO,
NÃO ERA UM GATO,
NÃO ERA UM RATO.
O BICHO, MEU DEUS, ERA UM HOMEM.
MANUEL BANDEIRA
1-O TEXTO TRATA DE UM BICHO
(A) RATO
(B) GATO
(C) CACHORRO
(D) HOMEM
2-
(A) O HOMEM TINHA ÁGUA EM CASA, MAS NÃO GOSTAVA DE TOMAR BANHO.
(B) O HOMEM TINHA COMIDA EM CASA, MAS GOSTAVA DE COMER RESTO DE LIXO.
(C) O HOMEM ESTAVA COM FOME E NÃO TINHA O QUE COMER.
TÓPICO IV. COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D13 – IDENTIFICAR EFEITOS DE IRONIA OU HUMOR
TEXTO 4 -PIADAS DE CRIANCAS:
UMA HONESTA MENINA DE SETE ANOS AFIRMOU CALMAMENTE A SEUS PAIS QUE LUIS MIGUEL HAVIA LHE DADO UM BEIJO DEPOIS DA AULA.
- E COMO ACONTECEU ISSO?' PERGUNTOU A MÃE ASSUSTADA.
- NÃO FOI FÁCIL', ADMITIU A PEQUENA, 'MAS TRÊS MENINAS ME AJUDARAM A SEGURÁ-LO.
1- O TEXTO QUE VOCE ACABOU DE LER É
( A) NOTICIA
(B) RECEITA
(C) BILHETE
(D) PIADA
3- A INTENÇÃO DO TEXTO É
(A) AMEDRONTAR ( TERROR)
(B) DÁ UMA NOTICIA TRÁGICA
(C) FAZER RI ( HUMOR)
(D) DÁ O FINAL DE UMA HISTÓRIA (CONTO)
4 - QUE SINAL DE PONTUAÇÃO INDICA QUE AMENINA VAI FALAR
(A) EXCLAMÇÃO (B) INTERROGAÇÃO (C) TRAVESSÃO
4- NESSA FRASE - “E COMO ACONTECEU ISSO?”
QUE SINAL INDICA A PERGUNTA?
(A) DOIS PONTOS (B) TRAVESSÃO (C) EXCLAMÃO (D) INTERROGAÇÃO
5- QUE FRASE NA PIADA É UMA EXCLAMÇÃO?
(A) - E COMO ACONTECEU ISSO?
(B) -PERGUNTOU A MÃE ASSUTADA.
(C) -NÃO FOI FÁCIL!!!!!
- NESSA FRASE “UMA HONESTA MENINA DE SETE ANOS AFIRMOU CALMAMENTE A SEUS PAIS QUE LUIS MIGUEL HAVIA LHE DADO UM BEIJO DEPOIS DA AULA”
.6- QUE SINAL DE PONTUAÇÃO INDICA QUE A FALA ACABOU?
(A) DOIS PONTOS (B) TRAVESSÃO (C) ESCLAMÃO (D) PONTO FINAL
TEXTOS 5 – OBSERVEM OS CONVITES
imagens google
1-OS TEXTOS SERVEM PARA:
(A) COMUNICAR UM FALECIMENTO
(B) DÁ UMA NOTÍCIA
(C) CONVIDAR ALGUÉM PARA UMA FESTA
2- O TEXTO 1 É UM CONVITE PARA
(A) FORMATURA
(B) SEMINÁRIO
(C) ANIVERSÁRIO
(D) CASAMENTO
2- O QUE TEM
(A) DATA, HORÁRIO E LOCAL.
(B) SÓ DATA E LOCAL
(C) O NOME DE QUEM MANDAR O CONVITE
(D) ASSINATURA DE QUEM VAI AMNDAR
TEXTO 6 - BILHETE (D17)
Queridos alunos e alunas Foi com imenso prazer que organizei com vocês a festinha dos aniversariantes do bimestre. Espero que tenham gostado. Gostaria de receber um bilhete de vocês dizendo se gostou ou não da festa e o porquê. Pro Vera 31/05/2009 |
|
HOJE É____________________________________________________/____/_______
EU SOU_______________________________________________________________
ESTUDO NA ESCOLA __________________________________________________
NO GRUPO_____________TURNO_______________________TURMA__________/
PROVA DE MATEMÁTICA -1 BIMESTRE
TEMA I – ESPAÇO E FORMA
D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas.
VAMOS IMAGINAR QUE VOCÊ ESTÁ DE FRENTE A ESSA ESTANTE
1º) O OPORTA RETRATO É O QUARTO OBJETO A PARTIR DA SUA
(A) ESQUERDA NA 3ª PRATELEIRA DO MEIO.
(B) DIREITA NA PRATELEIRA DE CIMA.
(C) ESQUERDA NA PRATELEIRA DE CIMA.
D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
2º) OS ALUNOS DA 4ª SÉRIE ESTÃO MONTANDO UM AQUARIO
SABENDO QUE NO DADO A SOMA DOS NÚMEROS
(A) 1 2 5 6
(B) 2 1 6 5
(C) 2 5 1 6
(D) 1 2 6 5
D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figurasbidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
3º) -GILDÁSIO FEZ ESSE DESENHO USANDO LINHAS RETAS FECHADAS
D4
4-(A) QUANTAS FIGURAS DE 3 LADOS FORAM DESENHADAS
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5
5-QUANTOS QUADRILÁTEROS EXISTEM NO CUBO ABAIXO?
(B) 6
(C) 4
(D) 2
B) A PARTE INTERNA DO TABULEIRO DA DAMA TEM O FORMATO DE UM QUADRILATERO
1-QUAL O QUADRILÁTERO QUE MELHOR CARACTERIZA AS FACES DO TABULEIRO
(A) TRAPÉZIO
(B) QUADRADO
(C) RETÂNGULO
(D) LOSANGO
C) OBSERVE NOS CORREDORES E PÁTIO DA ESCOLA E IDENTIFICAR OBJETOS CUJO FORMATO SUGERE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE APARECEM NO QUADRO ACIMA.
|
4º) AS CRIANÇAS DO GRUPO 10ª ESTAVAM TENTANDO REDUZIR ESSE QUADRADO
1-QUANTOS QUADRINHOS ELES CONSEGUIRIAM FORMAR?
(A) 35
(B) 25
(C) 45
(D) 55
2-SE ESSE GRUPO DE ALUNOS CONSEGUIREM DUPLICAR OS QUADRINHOS. ESSA DIMENSÃO SERIA:
(A) DIVIDIDA POR 2
(B) MULTIPLICADAPOR 2
(C) (C) SUBTRAÍDAS
(D) (D) DIVIDIDAS POR 4.
D10 – em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.
5º)- SE NOS COFRINHOS DOS RUPOS 09B E 10ª JÁ TIVESSEM ESSAS CÉDULAS E MOEDAS, QUANTO JÁ TERÍAMOS EM DINHEIRO?
(A) R$ 189.85
(B) R$ 189,91
(C)R$ 189.98
(D)R$ 189.75
D12 – Resolver problemas envolvendo o cálculo ou estimativas de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
6º) O PISO DE UMA SALA ESTÁ SENDO COBERTO POR CERÂMICA QUADRADA. JÁ FORAM
COLOCADAS 15 CERAMICAS, COMO MOSTRA A FIGURA:
QUANTAS CERÂMICAS FALTAM PARA COBRIR O PISO?
(A)20
(B) 10
(C).12
(D) 15
D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
1-QUAL É O MAIOR NÚMERO QUE VOCÊ PODE ESCREVER USANDO OS ALGARISMOS 7, 8, 2, E 5 SEM REPETI-LOS?
(A) 7.872
(B) 8.752
(C) 5.827
(D) 2.582
2- REPRESENTE A ESCRITA DESSE NÚMERO
_____________________________________________________________________________________
3-PRENCHA A TABELA COM NUMERO ESCRITO
O ALGARISMO DA UNIDADE DE MILHAR | O ALGARISMO DA CENTENA | O ALGARISMO DA DEZENA | ALGARIMSO DA UNIDADE |
| | | |
4-USANDO A PROPRIEDADE ASSOCIATIVA DA ADIÇÃO COMO VOCE REPRESENTARIA
4 + 5 + 3 = | 8 + 8 +20 = | 100+ 5+0 = |
D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas Ordens
5- NO NÚMERO 8. 672, O ALGARISMO 7 OCUPA A ORDEM DA
(A) CENTENA SIMPLES.
(B) DEZENA SIMPLES
(C) UNIDADE SIMPLES.
(D) DEZENA DE MILHAR
6- ESPERAMOS QUE NO FINAL DO ANO OS NOSSOS CANTINHOS DA SALA TENHAM RECEBIDO EM DOAÇÃO 2 CAIXAS COM 1000 LIVROS, MAIS 10 CAIXAS COM 10 GIBIS, MAIS 5 PACOTES COM 10 LÁPIS DE PINTAR E UNS 09 BRINQUEDOS.
QUANTO DE DOAÇÃO TERIAMOS
(A) 1.157
(B) 1.187
(C) 1.198
(D) 1.159
7- MATHEUS VAI ME AJUDAR NESSA DISTRIBUIÇÃO 754 – 35 =
Como ficaria o resultado
(A) 719
(B) 791
(C) 917
(D) 197
8 - NA GINCANA MATEMÁTICA NÓS OBTVEMOS ESSE RESULTADO. CALCULE PRA VER
343 x 5 =
(A) 1.715
(B) 1.151
(C) 1.517
(D) 1.051
D19 – Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de umatransformação (positiva ou negativa).
1-NA SALA 3 ESTUDAM OS GRUPOS 09B COM 28 ALUNOS E O GRUPO 10ª COMI 29 ALUNOS.
QUANTOS ALUNOS ESTUDAM NESSA SALA?
(A) 59
(B) 58
(C) 97
(D) 57
2-NESSES DOIS GRUPOS, 27 SÃO MENINAS. QUANTOS MENINOS TÊM?
(A) 40
(B) 30
(C) 20
(D) 15
3-A EQUIPE MARAVILHA TINHA 52 GARRAFAS PLÁSTICAS. CONSEGUIRAM MAIS 158. QUANTAS GARRAFAS A EQUIPE TEM?
(A) 112
(B) 210
(C) 200
(D) 220
1- NO CANTINHO DA MAQUIAGEM TINHA 35 PULSEIRAS. SUMIRAM 15. QUANTAS FICARAM?
(A) 12
(B) 18
(C) 20
(D) 25
6-NO FINAL DA AULA NAIANE E ARIANE CONFERIRAM OS PREMIOS PARA O BINGO. NUMA SACOLA TINHA 30 E NA OUTRA TINHA
(A) 80
(B) 50
(C) 60
(D) 70
2- MARCELO CONSEGUIU 30 SAQUINHOS DE SALGADINHO E ELIETE CONSEGUIU
(A) 25
(B) 20
(C) 10
(D) 15
7-- NO INÍCIO DA GINCANA, A EQUIPE MARAVILHA TINHA CERTO NÚMERO DE PONTOS. NO DECORRER DA GINCANA GANHOU 10 PONTOS E, EM SEGUIDA, GANHOU 25 PONTOS. O QUE ACONTECEU COM SEUS PONTOS NO FINAL DO JOGO?
(A) AUMETARAM
(B) DIMINUIRAM
3- NO INÍCIO DA MESMA GINCANA A EQUIPE MARAVILHOSA TINHA CERTO NÚMERO DE PONTOS. NO DECORRER DO JOGO ELA PERDEU 20 PONTOS E GANHOU 7 PONTOS. O QUE ACONTECEU COM SEUS PONTOS NO FINAL DO JOGO.
(A) UMENTARAM
(B) DIMINUIRAM
8-NA FEIRA DE LIVROS, HAVIA 425 LIVROS, O LIVREIRO VENDEU 131 LIVROS
E COMPROU MAIS 223 LIVROS. QUANTOS LIVROS HÁ AGORA NA FEIRA?
(A) 479
(B) 507
(C) 707
(D) 727
Multiplicação comparativa:
9–IGOR TEM 4 PONTOS NO COMPORTAMENTO E MACIELTEM 5 VEZES MAIS PONTOS QUE IGOR. QUANTOS PONTOS TEM MACIEL?
RESPOSTA
|
10– NO COFRINHO DOGRUPO 09B TEM R$ 10,00. SABENDO QUE ELE TEM O DOBRO DA QUANTIA DO COFRINHO DO GRUPO 10A, QUANTO TEM NO COFRE DO GRUPO 09B?
PROPORCIONALIDADE
:
11– DOIS DOCES DE LEITE CUSTAM R$ 2,50. QUANTO PAGAREI POR 4 DESSES DOCES?
|
USE E ABUSE DESSE ESPAÇO E CRIE UM DESENHO BEM BONITO USANDO AS FIGUIRAS GEOMETRICAS
|
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua preciosa visita, mas nao se esqueça de compartilhar dando a sua opinião.