quinta-feira, 14 de maio de 2009

Grupo 09 B profºs Vera e Herbate- Sempre na busca...Quer buscar com a gente?

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Aqui vão estar todos os projetos e as ações dos mesmos projeto 1

Escola Municipal Luiz Viana Filho

Direção: Maria de Fátima e Giselia Barbosa

Coordenação: Alessandra e Cleia

Profª-Vera Lucia Vasconcelos

Grupos- 09 B e 10A

Projeto -Traçando Caminhos de Leitura e escrita

Área- Lingua Portuguesa

Duração Anual - 2009

Objetivo maior: possibilitar que os alunos e alunas dos grupos 09 B e 10A se tornem leitores e escritores competentes ate o final do ciclo.

Projeto de Escrita

Por que saem das escolas tantos analfabetos funcionais?

Porque a escola só reconhece como alfabetização a aquisição do sistema. Em vez de investir na competência leitora, concentra-se no ensino de gramática. Por isso há analfabetos funcionais com muitos anos de escolaridade. Formar leitores e gente capaz de escrever é uma tarefa de coordenadores, gestores e professores de todas as séries e disciplinas. Eu diria que leitura e escrita são o conteúdo central da escola e têm a função de incorporar a criança à cultura do grupo em que ela vive. Isso significa dar ao filho do analfabeto oportunidades iguais às do filho do professor universitário.

Fonte: www.mayrink.g12.br-Telma Weisz,

Justificativa

Devido a quantidade de alunos e alunas ingressos nos grupos 09 e 10 como analfabetos funcionais tanto no nível de leitura quanto de escrita, pensei no projeto de leitura e escrita "Traçando Caminhos" em busca de soluções para sanar o déficit de leitura e escrita ora detectado. Com o projeto pretendo criar e adaptar estratégias de leitura em vários tipos de textos como jornal, literatura, textos científicos, instrucionais, poéticos, de história, geografia, filosofia. Indo de acordo com Teberosk (2002, p.84) quando diz “acreditamos que o professor é quem cria, planeja, inventa situações e atividades de forma que as crianças aprendam a ler e a escrever. E isto é radicalmente diferente de ensinar a ler e a escrever”. Além da leitura, minha meta é propor aos alunos atividades diversificadas de escrita, nela incluindo atividades ortográficas através de jogos visto na tela do computador e confeccionados por mim juntamente com as crianças, produções de textos através de roteiros, gravuras seqüenciadas bem como a correção sistematizada da escrita.

Objetivos:

  • Listar com os alunos e as alunas o que gostam de ler.
  • Acrescentar aos textos preferenciais outros textos escolhido pela professora de acordo a necessidade do grupo.
  • Selecionar os textos conforme tipologias textuais (poesia, musica científico, advinha, provérbios, fábula, conto, crônica, convite, carta, panfleto, anúncio, legenda, rótulos, sinais, propaganda romance, etc.).
  • Elaborar plano de ação para cada tipo de texto a ser trabalhado
  • Combinar estratégia de leitura para cada texto (compartilhada, silenciosa, em voz alta, em grupo e individual)
  • Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
  • Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
  • Interpretar os textos lidos seguindo a ordem dos descritores de leitura.
  • Criar os lugares de leitura na sala (leitura diária com os livros de literatura infantil do baú, os gibis da cesta, as revistas e jornais do avental informativo)
  • Usar como pratica semanal dinâmicas de grupo
  • Elaborar atividades de ortografia para os alunos que ainda não são alfabetizados na 3ª e 4ª series (Jogo da forca, ache e encaixe, bingo de letras, silabas e palavras, reconhecimento de letras com o alfabeto móvel de madeira confeccionado por eles mesmos junto comigo.) cruzadinha móvel, jogo da velha, etc.
  • Produzir textos funcionais (relatos, acróstico, bilhetes, recados, cartas coletiva e individual, convites, anúncios, recontos e contos, crônica)
  • Revisar textos (próprios e de outros), coletivamente, com a ajuda do professor ou em parceria com os colegas, do ponto de vista da coerência e da coesão, considerando o leitor;
  • Revisar, coletivamente, com a ajuda do professor, textos (próprios e de outros) do ponto de vista ortográfico

Fundamentação Teórica

Ao entrar para a vida estudantil, tanto crianças, quanto adultos,

possuem dificuldades em assimilar os conteúdos de ensino da língua portuguesa. Geraldi (1997: 20) afirma que isto se deve à “noção de processo de ensino como transmissão de conhecimentos lapidados e moldados para que sejam repetidos pelos alunos”.

Sendo este um fator preocupante, lingüistas e estudiosos em educação trouxeram à nossa realidade a questão do letramento, que segundo Magda Soares (2002: 38) é “resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita”.

Como focalizo também a questão da escrita e, mais especificamente a reflexão sobre ela, retomo Amaral (2003: 51-52), dizendo que “... a leitura e a produção de textos são conteúdos de língua portuguesa e não atividades extra-sala de aula”, e que “as aulas devem ser distribuídas de forma que garantam a leitura, a escrita e a rescrita de textos”.

Outro ponto relevante para aquisição da leitura e escrita são as condições de produção do discurso e aos gêneros textuais, ou seja, no momento da produção, o sujeito deve considerar o contexto sócio-histórico e as ideologias, responsáveis pelo estabelecimento das relações sujeito/lugar

Suporte pedagógico

· Livros de literatura e didático

· Caderno

· Lápis grafite e colorido

· Borracha, régua

· Gibis

· Papel oficio e metro

· Lousa e piloto

· Multimídia

· Retorprojetor

· TV e DVD

· Caixa de som e microfone

· Computador

· Tesoura e cola

· Sucata

· Alfabeto móvel e fixo

· Jogos educativos

· Jornais, revistas

· Panfletos, convites

Orientações didáticas ( Metodologia)

1. práticas de linguagem Oral

  • Rodas de conversa em que os alunos possam escutar e narrar fatos conhecidos ou relatar experiências e acontecimentos do cotidiano. Nessas situações, é necessário garantir que os alunos possam expressar sensações, sentimentos e necessidades;
  • Saraus literários para que os alunos possam narrar ou recontar histórias, declamar poesias,e trava-línguas;
  • Apresentações feitas no pátio da escola, praça pública, usando suportes escritos, tais como roteiro para apoiar sua fala, cartazes, transparências ou slides;
  • Conversas em torno de textos que ajudem a compreender e distinguir características da linguagem oral e da linguagem escrita

2. práticas de leitura

· Leitura diária pela professora de contos, lendas, mitos e livros de história em capítulos de forma a dá suporte para escrever, e da condição para produzir seus próprios textos;

· Rodas de leitores em que os alunos possam compartilhar opiniões sobre os livros e textos lidos (favoráveis ou desfavoráveis) e indicá-los (ou não) aos colegas;

· Leitura pelos alunos de diferentes gêneros textuais para conhecerem sua forma e saberem quando e como usá-los;

· Montar um acervo de classe com livros e gibis de boa qualidade literária para uso dos alunos tanto em sala de aula como para empréstimo.

· Criar momentos em que os alunos tenham que ler histórias para os colegas ou para outras classes para que melhorem seu desempenho neste tipo de leitura e possam compreender a importância e a necessidade de se preparar antes para ler em voz alta;

· Proporcionar atividades em que os alunos consultem fontes em diferentes suportes (jornal, revista, enciclopédia etc.) para aprender a buscar informações;

· Selecionar sites interessantes nos computadores do Infocentro da escola pra enriquecer o vocabulário com atividades de leitura com diferentes propósitos (para se divertir, se informar sobre um assunto, localizar uma informação específica, realizar algo), Propor atividades em que os alunos, após a leitura de um texto, comuniquem aos colegas o que compreenderam, compartilhem pontos de vista sobre o texto que leram e sobre o assunto e façam relação com outros textos lido.

3.Prática e sistematização da escrita

· Atividades de escrita em que os alunos, com hipóteses não alfabéticas, sejam colocados para escrever textos que sabem de memória (o texto falado, não sua forma escrita), como parlendas, adivinhas, quadrinhas, trava–línguas e canções. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o sistema de escrita, como escrever (quantas e quais letras usar) sem precisar se ocupar do conteúdo a ser escrito;

· Apresentação do alfabeto completo desde o início do ano.

· Atividades em que os alunos tenham necessidade de utilizar a ordem alfabética em algumas de suas aplicações sociais, como no uso de agenda telefônica, dicionário, enciclopédias, glossários, guias e na organização da lista dos nomes dos alunos da sala;

· Atividades de escrita em duplas em que os alunos, com hipóteses ainda não alfabéticas, façam uso de letras móveis. A mobilidade deste material potencializa a reflexão sobre a escolha de cada letra.

· Atividades de reflexão ortográfica para os alunos que escrevem alfabeticamente. Para isso, é necessário eleger quais correspondências irregulares e regulares que serão objeto de reflexão, utilizando-se de diferentes estratégias, tais como ditado interativo, releitura com focalização, revisão (em dupla, grupo ou coletiva):

· Para as irregulares, promover a discussão entre os alunos sobre a forma correta de grafar tal palavra, tendo de justificar suas idéias. Em caso de impasse, consultar o professor ou o dicionário.

· Estabelecer com os alunos um combinado sobre as palavras que não vale mais errar (por exemplo, as mais usuais),

· listá-las e fixá-las de forma que possam consultá-las, caso tenham dúvida);

· Para as regulares, promover a discussão entre os alunos sobre forma de grafar determinada palavra; sistematizar e registrar as descobertas dos alunos em relação às regras de usar o dicionário;

· Atividades de reflexão sobre o sistema de pontuação a partir das atividades de leitura e análise de como os bons autores utilizam a pontuação para organizar seus textos:

· Reescrita – coletiva ou em dupla – com foco na pontuação (discutir as diferentes possibilidades);

· . Revisão de texto – coletiva ou em dupla

· Observação do uso da pontuação nos diferentes gêneros (por exemplo, comparar contos e notícias), buscando identificar suas razões;

· Pontuação de textos: oferecer texto escrito inteiramente em letra de imprensa minúscula, sem os brancos que indicam parágrafo ou travessão, apenas os espaços em branco entre as palavras, para discutirem e decidirem a pontuação.

4. práticas de produção de texto

· Atividades em que os diferentes gêneros sejam apresentados aos alunos através da leitura pelo professor, tornando-os familiares,

· Atividades em que o professor seja o escriba para que os alunos produzam um texto oralmente com destino escrito, levando-os a verificar a adequação do escrito do ponto de vista discursivo, relendo em voz alta e levantando os problemas textuais;

· Atividades de escrita ou reescrita em duplas em que o professor orienta os papéis de cada um: quem dita quem escreve e quem corrige.

· Atividades de produção de textos apontando o leitor, o propósito e o gênero de acordo com a situação comunicativa;

· Atividades de revisão de textos em que os alunos são chamados a analisar a produção do ponto de vista da ortografia das palavras;

· Atividades em que os alunos revisem textos (próprios ou de outros), coletivamente ou em pequenos grupos, buscando identificar problemas discursivos (coerência, coesão, pontuação e repetições)

· Ensinar procedimentos de produção de textos (planejar, redigir rascunhos, reler, revisar e cuidar da apresentação)

Avaliação

Será um processo continuo e formativo sempre tendo em foco o avanço dos alunos em relação às expectativas de aprendizagem.

Referências bibliográficas

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

TEBEROSKY, Ana. A psicopedagogia da linguagem escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2002GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

http://www.educacao.mg.gov.br

http://www.educacaopublica.rj.gov.br

http://www.alemdasletras.org.br/

Ações do projeto de leituraTraçando Caminhos

Ação 1-A Festa dos Aniversariantes do Bimestre

Primeira etapa

Expressão Oral e Escrita - organização da festa através dos questionamentos:

O que precisa ter numa festa de aniversário?

-Segundo os alunos de 09 e 10 anos de idade deve ter:

  • Bolo
  • Refrigerante
  • Pipoca
  • Colchinha
  • Pastéis
  • Pirulito
  • Balões
  • Convites
  • Cartão
  • Surpresinhas
  • Mensagem
  • Musica
  • Dança

O que podemos conseguir dos itens citados acima pensando que não temos dinheiro? As idéias foram:

-Cada um trazer de casa alguma coisa para fazer o bolo

-Quem puder trazer o milho de pipoca

-Pedir ajuda as pessoas da escola nos refrigerantes

-Pedir a uma mãe para fazer o bolo.

Quem vocês gostariam de convidar aqui da escola?

-Os inspetores Sérgio, Marcos e Lucivaldo.

-Os colegas da sala

- As merendeiras

-O pessoal da limpeza

- A diretora Fátima

-Professor Robson

-Professor Neilton

- Professor Herbert

-O grupo de dança da 8ª serie

Segunda etapa – produção de convites

Para a produção dos convites pedi que lessem alguns convites para observar a estrutura dos mesmos.

Logo após sugeri que eles pensassem na data, horário e local, como também escolhesse uma das pessoas listadas para fazer o convite.

Ação 2 - Produção de mensagens e confecção do cartão

Primeira etapa

Para escrever as mensagens fiz amostragens de algumas mensagens na lousa e pedi que eles escolhessem um dos colegas aniversariantes, rascunhasse o que gostariam de dizer para parabenizar pela passagem do aniversário.

Segunda etapa – Criação e confecção do convite

Terceira etapa - Revisão do texto mensagem

Hoje vamos revisar as mensagens escritas com ajuda do dicionário para passar para o cartão.

Quarta etapa – ornamentação do mural e organização da sala

Nessa etapa todos deram sua parcela de contribuição - cada grupo ficou responsável por uma tarefa:

-Riscar e recortar as letras “Feliz aniversário”

- Arrumar os cartões com as mensagens

- Arrumar o tapete com as almofadas

-Organizar os coletores de lixo da sala

- Entregar os convites

-Arrecadar as doações

Quinta etapa – Confecção da surpresa – A peteca

Feitas com saquinho de salgadinho, revistas velhas e fita

Sexta etapa – A festa - arrumação dos comes e bebes na sala

Apresentação da coreografia Água fonte da Vida – Grupo – 8ª série

Leitura de mensagens

- Hora de apagar as velinhas

- Comes e bebes e muita dança

Setima etapa-Relato da festa

Em construção...

Ação 3 – Lugares de leitura na sala

Primeira etapa - Para proporcionar um lugarzinho aconchegante de leitura foi pensado por mim e as crianças conseguir um tapete doado e pedir a mães para fazer as almofadas.

Segunda etapa – Escrever cartas coletivas pedindo livros, mas enquanto não acontece estamos usando os livros da escola e que conseguimos o ano passado com o Projeto “ A sala das Mil Maravilhas” ( livros, gibis e jogos)

Estamos planejando ler os livros digitais da biblioteca virtual no Infocentro da escola.

Registro dos momentos da festa

Breve o projeto Poesia e Arte com o profº Herbate

Ações 2ª do Projeto de leitura do dia 08 a 18/06/2009

Festa junina

Ações de nº 2

do Projeto de leitura do dia 08 a 18/06/2009

Festa junina

1-Objetivo:

  • Compreender a origem e a influencia destes festejos na nossa região, estado, cidade e baiiro

2-Objetivos-trocando em miúdos

  • Levantar os conhecimentos através dos questionamentos:

· O que sei sobre o tema?

· O que quero saber a mais?

· Como fazer para ficar sabendo?

· Pesquisar sobre a origem das festas juninas

· Compreender o porquê da dança da quadrilha

· Elaborar entrevista

· Entrevistar os moradores mais velhos do bairro onde moram para saber sobre os festejos juninos de hoje e de antigamente. (em anexo)

· Fazer leituras de quadrinhas juninas e ditos populares ( principalmente do bairro)

· Enriquecer o histórico do bairro levantado ano passado com o outro grupo

· Intitular a quadrilha

· Escolher a musica da quadrilha (em anexo)

· Organizar os passos para o ensaio

· Pensar a poupa com material reciclável

· Participar do projeto maior da escola ( pescaria, barracas com comidas típicas , balaio junino e outras atividades da festa) ( fotos em anexo).

· Apresentar as danças no dia da festa (fotos e relatos em anexo)

· Relatar os acontecimentos ou fazer depoimentos (em anexo)

3-Desenvolvimento

· Sentados em circulo os alunos e alunas vão expor suas idéias e sugestões para a partir daí organizarmos as atividades a serem desenvolvidas, como leituras feitas em dupla, individual, compartilhada e silenciosa em textos diversos e sites nos computadores do infocentro da escola para enriquecimento dos conhecimentos já adquiridos, bem como as músicas e passos para a quadrilha. Sugeri entrevistas com moradores para saber onde e quem entrevistar sobre os festejos juninos do lugar onde moram que serão ministrados pelos grupos de alunos lideres. O texto entrevista será transcrito em um texto informativo. Também farão leituras de quadrinhas e ditos populares no intuito apresentar para os demais no pátio da escola. Agendar a caixa de som e Dvd da escola para os ensaios diários no final da aula para a apresentação no dia da festa. E fechar agendando o relato da festa para casa

4-Culminância do projeto

  • Apresentar painel junino com a pesquisa dos festejos juninos do bairro onde moram

  • Apresentação das quadrilhas( Arrasta pé do Tchan , Xote Ecológico e Forró d’água )
Um texto poético meu para meus alunos e alunas

São de Irece (Pro vera)

O São João de Irecê

Festa tradicional

É realizada na praça

Em grande memorial

Traz histórias da nossa terra

Mostra como nossa gente é

Aqui não tem distinção

De cor, raça ou religião.

Todos dançam o arrasta pé

Menos o que evangélicos são

Vem gente de todo lado

Vem gente de todo canto

Pra ver o nosso forró

Que nesses dias de festa

Vira um canto do reconto,

Das danças, namoros e encantos.

Sem falar na abertura

Com desfiles de carroça

Cangaceiro e Lampião

É o tema em questão

Não deixando para trás

O meio ambiente em ação

Convido você e família

Vocês não podem faltar

Apareçam lá na praça

E dancem pra valer

Tomando aquele quentão

Do capeta não se esqueça

É a marca nessa festa

Nas barracas você escolhe

O chifre que vai tomar

O sabor é do freguês

Autora (pro Vera)

Ação – Projeto de leitura/escrita – Duas vezes na semana

AÇÃO 3 - Estudo literário – 1ª etapa – apresentação do livro – Para descobri o titulo e sobre o autor e o ilustrador

Título - Quem sou eu?

Autor - André Rezende

Ilustrador – Karmo

Anotações

Hoje dia __de _____ de _______ vamos dá inicio a o estudo literário com o livro __________________________________________________

Escrito por ______________________________________________________________e ilustrado por ______________________________________

André Rezende é

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

aÇÃO 4 - 2º dia de estudo literário -

Lendo as páginas 4 e 5 do livro quem sou eu? (André Rezende)

Que reposta o pássaro busca encontrar?

A quem pergunta?

Que resposta obteve?

De que forma?

aÇÃO 5 - 3º dia de estudo – paginas 7 e 9

As respostas encontradas satisfazem sua pergunta? Por quê?

Recorte – Em que situação isso acontece em nossas perguntas do dia a dia?

aÇÃO 4 - 4º dia de estudo - páginas

Como está se sentindo agora o pássaro preto?

Que locuções adjetivas foram dadas? Por quem?

aÇÃO 5 - 5º dia de estudo – páginas 14, 15, 16, 17

As respostas começam a mudar de estratégias.

Como você entende essa mudança? O pássaro encontra a resposta que tanto quer?

Porque?

aÇÃO 6-¨6º dia estudo literário – páginas 18, 19 e 20

Onde o pássaro deixa de buscar a resposta que tanto quer e para onde vai?

Quem encontra no caminho?

Como age a águia diante da insistência do pássaro?

A pergunta do pássaro desencadeia para despertar a imaginação nos outros animais.

Que imaginações foram essas? Quem e o que foi imaginado?

aÇÃO -7- 7º dia estudo literário – páginas 22, 23, 24, 25 e 26

A resposta do galo respondeu sua pergunta?

Por que o galo riu tanto?

Depois de perguntar ao galo qual foi seu destino?

E o que encontrou?

E o que aconteceu?

AÇÃO 8 - 8º dia paginas – 28, 29 e 30

Quanto tempo durou o vôo em busca da resposta que tanto queria?

Ele parou de voar ou de quere saber quem era?Que horas?

Qual seu destino final?

Ele encontrou a resposta de que tanto queria?

E você no lugar dele saberia? Como?

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2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros